Portugal Vs Espanha Vs República Checa
Comparação dos vários Indicadores entre os 3 países.

Caracterização da População

Neste quadro podemos analisar que em todas as faixas etárias temos
Espanha a liderar com a maior densidade populacional em todas as faixas
etárias. Considerou-se a faixa etária populacional dos 15 aos 24 anos de idade,
por considerar-se adulto a partir dos 16 anos.

Interpretação dos Dados por Faixas Etárias

Neste quadro apresentamos os dados da população com secundário e pós-secundário, sendo que tanto em Espanha e Portugal a tendência tem sido gradualmente positiva com a percentagem de população com o secundário, enquanto na República Checa tende a diminuir.
Podemos verificar que nos dois grupos etárias dos 25 aos 34 e dos 35 aos 44 a tendência de Espanha a nível da população com o ensino secundário e pós-secundário mantém-se, em Portugal aumentou e na República Checa diminuiu.
Nos últimos dois grupos etários que contemplam dos 45 aos 64 anos de idade a tendência foi a diminuição de Espanha e Portugal e curiosamente o aumento da República checa.
Nesta fase tornou-se fundamental a compreensão do contexto dos dados, torna-se necessária uma avaliação sobre a proporção da população com o ensino secundário e pós-secundário (ISCED-3-4) em diferentes grupos etários e países.
Pretende-se comparar os diferentes grupos etários dentro de cada país. Por exemplo, verificar se a proporção de pessoas com educação ISCED 3-4 aumentou ou diminuiu ao longo do tempo.
Outro detalhe importante é aferir se efetivamente ocorreu algum evento histórico, social e/ou político que influencie estes resultados. Exemplo de um evento desta natureza foi a pandemia COVID-19, que abalou sistemas educacionais de todo o mundo. Podemos verificar a influência em indicadores de participação e de literacia digital.
Custo Médio por Aluno
Portugal:
Em Portugal, um aluno do ensino superior representa um custo médio de 12 mil euros.
No entanto, o Estado Português, tendo em conta a Paridade de Poder de Compra / (PPC) para o PIB, gastava, por aluno do ensino básico e secundário, menos 1500 euros do que o valor médio dentro da OCDE.
República Checa:
As universidades na República Checa têm um currículo em checo paralelo a um currículo internacional (lecionado em Inglês). O currículo em inglês não é comparticipado pelo estado. Os alunos têm de cobrir todos os custos, aproximadamente 10 000€/ano2.
No entanto, o custo de estudo na República Checa varia, com os alunos podendo esperar pagar de 0 a 22.350 USD por ano.
Espanha:
Segundo o Sistema Estatal de Indicadores de la Educação 2023, o gasto médio por aluno em Espanha se elevou a 6.622 euros.
A medida que se ascende nas distintas etapas educativas, o gasto por estudante é maior. Por exemplo, em Educação Secundária o gasto médio é de 6.923 euros, no ensino Superior é de 8.793 euros, em Educação Superior não universitária é de 6.583 euros e em Educação Universitária é de 9.404 euros.
Progressão dos Estudos Após a Conclusão do Ensino Secundário por Sexo

A Espanha era, em 2023, o país com a maior percentagem de homens e mulheres entre os 18 e os 24 anos que não prosseguiram os estudos após a conclusão do ensino secundário, com 13,7%, contra 8% em Portugal e 6,4% na República Checa. Em Espanha, também existem diferenças de género, com mais homens do que mulheres a abandonarem a escola todos os anos, sendo que os dados mais recentes, relativos a 2023, mostram que 16% dos homens não prosseguiram os estudos, em comparação com 11,3% das mulheres.
Em Portugal (tal como em Espanha), desde 1992, cada vez mais adultos prosseguem os seus estudos para além do ensino secundário, ao ponto de, em 2023, apenas 8% dos jovens entre os 18 e os 24 anos abandonarem a escola. No que respeita às diferenças de género, a situação é semelhante à de Espanha.
Na República Checa, os
dados só foram recolhidos em 2002 e, ao contrário de Espanha e Portugal, em
2023 a taxa de abandono escolar de homens e mulheres é mais elevada do que no
primeiro ano de recolha de dados.
Conclusões
Portugal:
O sistema educacional português é monitorado pelo Monitor da Educação e da Formação, que analisa as principais medidas políticas tomadas em cada Estado-Membro da UE.
Portugal superou Espanha em termos de gasto acumulado por aluno.
No entanto, Portugal está atrás da Espanha na oferta de recursos educativos e humanos.
Espanha:
Em termos de variáveis de contexto, a Espanha está acima de Portugal.
Espanha está atrasada em relação a Portugal em termos de gasto acumulado por aluno.
Espanha supera Portugal na oferta de recursos educativos e humanos.
República Checa:
A educação na República Checa é geralmente de alta qualidade, muito rígida e até mais exigente que a Portuguesa.
No entanto, a educação na República Checa é muito teórica, faltando a componente prática para aplicar todo o conhecimento teórico adquirido.