Educação Comparada

O que se entende por Educação Comparada?

A Educação Comparada é um campo de estudos multifacetado que se dedica à análise e comparação de sistemas educacionais em diferentes contextos e de diferentes dimensões, incluindo regionais, nacionais, internacionais, transnacionais e supranacionais. Este campo não é propriamente normativo, mas defende um método para apurar a realidade, através da avaliação de sistemas pedagógicos do ponto de vista didático, organizacional e pedagógico.

Através das discrepâncias, peculiaridades e semelhanças, a Educação Comparada proporciona uma compreensão mais profunda e fornece dados e indicações para o aprimoramento das estruturas avaliadas. Esta, procura entender as tendências, influências internas e externas que delinearam ou influenciaram os sistemas educacionais de diferentes países, permitindo a observação e comparação crítico-reflexiva de nuances no campo educativo, não só de uma vertente educativa mas também de uma vertente mais humana, vertentes estas que a estatística e a investigação quantitativa podem não alcançar. Note-se que a Educação Comparada permite não só a análise dos sistemas educativos, mas considera e valoriza todo o cenário social, político e cultural.

Em suma, a Educação Comparada é uma ferramenta poderosa para entender como os diferentes sistemas educacionais operam, quais são os seus pontos fortes e pontos a serem melhorados, de forma a enriquecer o nosso próprio contexto educacional através do desenvolvimento e aprimoramento desses fatores.

Objetos de estudo de Educação Comparada :

Os objetos de estudo de educação comparada assentam sobretudo em:

  • Fenómenos educativos;
  • Sistemas e políticas da educação;
  • Fatos pedagógicos;
  • Teoria e prática pedagógica;
  • Sistemas de educação;
  • Questões pedagógicas;
  • Processo educativo;
  • Educação em geral.

Tertium Comparationis

  • Serve como referência ou modelo mental para o processo comparativo;
  • Traduz uma ideia prévia ou um ideal que condiciona e promove a comparação;
  • Confere maior sentido á comparação e elucida a pertinência dos critérios a definir.

Jullien de Paris

Marc-Antoine Jullien de Paris, um nome proeminente na história da Educação Comparada, nasceu em 1775 numa família parisiense com uma forte formação em Humanidades. Durante a Revolução Francesa, Jullien desempenhou um papel ativo como jornalista para os jacobinos e para a Convenção Nacional Francesa, além de servir como diplomata e legionário sob o comando de Napoleão Bonaparte.

A partir de 1848, Jullien dedicou o resto da sua vida ao estudo da educação e da pedagogia, contribuindo com uma rica variedade de trabalhos, incluindo livros, monografias, ensaios, relatórios e memorandos. 

As ideias pioneiras de Jullien ajudaram a impulsionar o progresso da ciência da educação comparada, estabelecendo o "paradigma da modernidade" e promovendo os ideais do Iluminismo, incluindo a razão/racionalismo, empirismo, ciência, universalismo, secularismo, progresso e o conceito de Estado-nação.

Os seus objetivos

Os objetivos de Jullien de Paris não eram criar uma nova ciência, mas sim estabelecer um projeto ambicioso. Ao longo deste projeto, Jullien recolheu informações para produzir um quadro comparativo dos principais estabelecimentos de educação europeus, utilizou métodos rigorosos e procurou a colaboração de especialistas no assunto, tudo com o objetivo de facilitar a reforma da educação.

Os seus contributos

Os contributos de Jullien de Paris para a Educação Comparada são inestimáveis. Ele destacou a importância de uma abordagem empírica e científica, a necessidade de desenvolver ferramentas adequadas para a educação comparada, a relevância de considerar fatores extremos na educação e as vantagens de conhecer a educação em outros países. O seu trabalho tem sido fundamental para o desenvolvimento da Educação no mundo, reforçando a importância da Educação Comparada neste processo.

Outros Notáveis Comparatistas

É importante destacar que a Educação Comparada não seria o que é hoje sem as contribuições significativas de vários estudiosos notáveis. Entre eles, encontram-se:

  • Isaac Kandel: Um educador e comparatista proeminente que fez contribuições significativas para a compreensão da educação em diferentes contextos culturais.
  • Nicholas Hans: Conhecido por seu trabalho pioneiro na história comparativa da educação.
  • Friedrich Schneider: Contribuiu com insights valiosos sobre os sistemas educativos europeus.
  • Edmund King: Famoso por suas pesquisas sobre a história da educação e sua influência na prática educacional.
  • J.A. Lauwerys: Contribuiu para a expansão do campo da Educação Comparada através de suas pesquisas e escritos.
  • Vexliard: Conhecido por suas análises aprofundadas dos sistemas educativos em diferentes países.
  • Noah & Eckstein: Esta dupla de pesquisadores é conhecida por suas teorias e modelos em Educação Comparada.
  • Kneller: Contribuiu para a filosofia da educação e para a compreensão da educação em um contexto global.
  • Lê Thành Khôi: Este pesquisador vietnamita é conhecido por suas contribuições para a compreensão da educação na Ásia.
  • George Bereday: Considerado um dos fundadores da Educação Comparada moderna, Bereday é conhecido por seu trabalho inovador na comparação de sistemas educativos.

Cada um desses estudiosos deixou uma marca indelével no campo da Educação Comparada, ajudando a moldar a disciplina como a conhecemos hoje. Suas contribuições continuam a informar e influenciar a pesquisa e a prática na área.

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