Introdução




O presente trabalho foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Educação Comparada, integrado na Licenciatura em Ciências da Educação do da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira e tem como principal objetivo a análise comparativa da Educação de Adultos em três países pertencentes à União Europeia. Fomos incentivados a criar um e-portfólio que espelhasse a realidade da Educação de Adultos em Portugal, Espanha e República Checa.
O E-portfólio apresenta-se estruturado em três capítulos principais, sendo que primeiramente introduz-se o conceito de Educação Comparada, a biografia de Jullien de Paris e as suas maiores contribuições para esta temática. Além de Jullien de Paris, iremos nomear outros notáveis teóricos que desenvolveram e trabalharam o método comparatista na área da educação. Após a conceptualização e apresentação da vertente teórica, daremos seguimento à temática da Educação de Adultos, na qual abordaremos esta tipologia de educação nos três países selecionados, quais os indicadores a analisar e finalmente a comparação entre os indicadores, objetivos e metas.
Após a análise transversal de alguns indicadores dos sistemas de educação de adultos, consideramos importante aferir alguns testemunhos de Docentes Universitários, de Secundário e Formadores que atuam na área da educação e experienciam os desafios diariamente.
Estas perspetivas e dimensões da prática educativa são importantes, no sentido de aliarmos a informação estatística com a realidade sentida.
À nossa Professora Doutora Gorete Pereira, o nosso sentido agradecimento pela orientação, disponibilidade, mas acima de tudo pelo manifesto entusiasmo e pelo apoio no caminho.