Educação de Adultos na República Checa
República Checa
- Capital: Praga
- População: Cerca de 10.7 milhões de habitantes (estimativa para 2024)
- Língua Oficial: Tcheco
- Área do País: Aproximadamente 78,866 km²
- PIB: Cerca de 290 bilhões de euros (estimativa para 2024)
- Tipo de Democracia: República parlamentarista
- Data da Entrada na União Europeia: 1 de maio de 2004
- Moeda: Coroa Tcheca (CZK)

Principal motivo da aposta em Educação de Adultos
A República Checa valoriza a educação de adultos como uma forma de promover o desenvolvimento pessoal, profissional e social dos cidadãos, além de contribuir para a competitividade econômica do país. Investir na educação ao longo da vida é visto como fundamental para manter a mão de obra atualizada e adaptada às demandas do mercado de trabalho em constante evolução.
Programas de Educação de Adultos
A República Checa oferece uma variedade de programas de educação de adultos, incluindo cursos de alfabetização, educação básica e secundária para adultos, formação profissional, cursos de idiomas, educação continuada e programas de aprendizagem ao longo da vida. Esses programas são oferecidos por instituições educacionais públicas, empresas, ONGs e outras organizações.
Lei n.º 561/2004 Coll
A Lei n.º 561/2004 Coll., sobre o ensino pré-primário, primário, secundário, terciário profissional e outro (Lei da Educação), partes 9, 10, 11 – permite que as escolas implementem a educação de adultos não só nos estudos a tempo inteiro, mas também sob a forma de reciclagem e na oferta de outros cursos.
Portaria n.º 74/2005 Col
A Portaria n.º 74/2005 Coll., sobre Educação Extracurricular, que regula as condições para a educação extracurricular de adultos
O Decreto n.º 74/2005 Coll. faz parte da legislação checa sobre educação de adultos. Esta legislação regula vários aspetos da educação de adultos na República Checa. Os principais pontos abordados por este decreto incluem:
"1.Definição e objetivos: O Decreto define o conceito de educação de adultos e define os seus objetivos, que incluem o desenvolvimento pessoal, o reforço das qualificações, a promoção do emprego e a inclusão social dos adultos.
2. Organização do ensino: especifica a estrutura organizacional dos estabelecimentos de ensino, a oferta de programas educativos e a cooperação com outras entidades no domínio da educação de adultos.
3. Financiamento: estabelece as regras de financiamento da educação de adultos, incluindo as possibilidades de apoio estatal, subsídios e subvenções.
4. Acreditação de programas: O decreto estabelece o procedimento para a acreditação de programas de educação de adultos, garantindo a qualidade e os padrões da educação.
5. Exames finais e certificados: Especifica as regras para a realização de exames finais e a atribuição de certificados de conclusão do programa educativo.
6. Avaliação e avaliação: Determina os mecanismos de avaliação e avaliação dos programas e instituições de educação de adultos."
De um modo geral, o Decreto n.º 74/2005 Coll. fornece um quadro jurídico para a organização, financiamento e prestação de educação de adultos na República Checa, com ênfase na garantia da qualidade e eficácia dos programas educativos e na sua conformidade com as necessidades dos indivíduos adultos e da sociedade como um todo.
Educação Formal e Não Formal
Educação formal:
- Ocorre em instituições com programas educacionais credenciados;
- Rege-se pelos Programas-Quadro de Educação (FEP), que definem os objetivos e o conteúdo da educação;
- O resultado é a aquisição de uma educação reconhecida, por exemplo, diploma e certificado.
Inclui:
- Educação pré-escolar;
- Ensino básico;
- Ensino secundário;
- Ensino profissional superior;
- Ensino superior.
Educação não formal:
- Ocorre fora de instituições com programas educacionais credenciados;
- Não é gerido de forma sistemática e não tem objetivos e conteúdos fixos;
- O resultado é não receber uma educação reconhecida.
Pode incluir:
- Cursos, seminários, workshops;
- Atividades educativas organizadas por organizações sem fins lucrativos;
- Autoestudo;
- Educação no local de trabalho.
Aspetos gerais do sistema de educação e formação de adultos:
O sistema
nacional de qualificações na República Checa
A educação e a formação de adultos na República Checa regem-se pelo Quadro Nacional de Qualificações (NKR), que define oito níveis de qualificações:
- Nível 1: Literacia básica e numeracia;
- Nível 2: Competências essenciais para o trabalho e a aprendizagem;
- Nível 3: Competências profissionais específicas da profissão;
- Nível 4: Competências Profissionais Avançadas Específicas da Profissão;
- Nível 5: Competências profissionais mais elevadas para uma profissão específica;
- Nível 6: Qualificações profissionais para profissões exigentes;
- Nível 7: Ensino de Mestrado;
- Nível 8: Doutoramento.
O NKR está ligado ao Sistema Europeu de Qualificações (NQA), que permite comparar as qualificações em toda a União Europeia.
Estratégia Nacional
Na República Checa, não existe um plano nacional separado para a literacia e a educação básica de adultos. No entanto, existem vários documentos estratégicos que tratam desta área:
A Estratégia 2030+ é um documento fundamental para o desenvolvimento do sistema educativo da República Checa na década de 2020-2030+. O objetivo é modernizar o sistema educativo da República Checa no domínio da educação regional, do lazer e da educação não formal e da aprendizagem ao longo da vida, prepará-lo para novos desafios e, ao mesmo tempo, resolver os problemas que persistem no sistema educativo checo:
- Objetivo nº1:
Centrar mais a educação na aquisição das competências necessárias para uma vida cívica, profissional e pessoal ativa.
- Objetivo nº2:
Reduzir as desigualdades no acesso a uma educação de qualidade e permitir o máximo desenvolvimento do potencial das crianças, alunos e estudantes.
CINCO LINHAS ESTRATÉGICAS:
- Linha Estratégica 1: Transformar os Conteúdos, Métodos e Avaliação da Educação;
- Linha estratégica 2: Igualdade de acesso a uma educação de qualidade;
- Linha estratégica 3: Apoio ao pessoal educativo;
- Linha Estratégica 4: Aumentar a Capacidade Profissional, a Confiança e a Cooperação Mútua;
- Linha estratégica 5: Aumentar o financiamento e garantir a sua estabilidade.

Instituto Duhovka
O Instituto Duhovka faz parte da rede de Educação Duhovka, que se concentra em abordagens educacionais modernas e aprendizagem ao longo da vida. O Instituto Duhovka lida com a educação de adultos e desenvolvimento profissional através de formação, cursos, workshops e consultas. Tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal, o desenvolvimento de competências e contribuir para o crescimento profissional dos indivíduos em diversas áreas.
O Instituto Duhovka concentra-se em fornecer métodos e técnicas educacionais modernas que são relevantes para o mercado de trabalho atual e as necessidades dos alunos adultos. Isso inclui cursos focados no desenvolvimento de soft skills, alfabetização digital, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Outra área de interesse do Instituto Duhovka é a promoção do crescimento pessoal e do autoconhecimento dos adultos. Isso pode incluir cursos e workshops focados em desenvolvimento pessoal, autoeducação, mindfulness, gestão eficaz do tempo e estratégias para alcançar objetivos pessoais e profissionais.
A aplicação do Instituto Duhovka na educação de adultos é fornecer programas relevantes e interativos que ajudam os indivíduos a desenvolver as habilidades de que precisam para ter sucesso no trabalho e em suas vidas pessoais. As suas ofertas de cursos e serviços de aconselhamento são concebidos para refletir as necessidades atuais dos aprendentes adultos e contribuir para o seu crescimento contínuo e desenvolvimento profissional.
Duhovka tem apenas uma filial na República Checa, e está localizada na capital Praga.
Benefícios do Programa Duhovka Montessori
- Qualidade: os programas aderem aos padrões da Sociedade Montessori Americana e MACTE;
- Experiência: Os cursos Montessori são liderados por instrutores altamente qualificados com muitos anos de experiência;
- Respeito pelas obrigações profissionais e de vida: Os campos de férias intensivos e os fins de semana prolongados são complementados por componentes em linha, os blocos pedagógicos intensivos têm lugar nos meses em que os professores estão de férias;
- Foco internacional: Os cursos são ministrados em inglês com possibilidade de tradução;
- Combinar teoria e prática: O ensino inclui a prática prática e o debate aberto;
- Ambiente autêntico: Para observação e prática, usamos o ambiente real das classes modelo de Duhovka;
- Respeito pela Transformação do Professor: A prática em sala de aula é projetada para aplicar métodos de ensino e é apoiada por nossos supervisores;
- Apoio contínuo: Os alunos recebem apoio contínuo, e os ex-alunos podem refazer qualquer parte do curso a qualquer momento gratuitamente.

Indicadores de Educação
- Taxa de alfabetização de adultos (99.00%);
- Taxa de conclusão do ensino básico (81.70%) e secundário por adultos (43.50%);
- Participação em programas de educação de adultos (45.00%);
- Índice de escolaridade da população adulta (11.80 anos);
- Investimento público em educação de adultos (0.54% - 0.81%);
- Acesso a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida (45.00%).